CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Os computadores e a internet são largamente utilizados para o processamento de dados e para a troca de mensagens e documentos entre cidadãos, governo e empresas. No entanto, estas transações eletrônicas necessitam da adoção de  mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. A certificação digital é a tecnologia que provê  estes mecanismos.

O certificado digital é um documento eletrônico que contém os dados sobre pessoa física ou jurídica, visando comprovar mútua autenticidade. Funciona como uma carteira de identidade eletrônica, permitindo que as transações realizadas pela internet sejam seguras.

A assinatura digital concede não só a autenticidade ao documento, como o sigilo e a integridade do conteúdo. Além de trazer inúmeros benefícios, vez que com a certificação digital é possível utilizar a internet como meio de comunicação alternativo para a disponibilização de diversos serviços com uma maior agilidade, facilidade de acesso e substancial redução de custos.

Trata-se de um mecanismo eletrônico, fruto do desenvolvimento e avanço da criptografia (arte de escrever em códigos) nos últimos 30 anos.

Órgãos como a Receita Federal, a OAB, a Secretaria da Fazenda, a Jucesp já exigem a utilização do certificado digital, e a tendência é a unificação do acesso por meio desse dispositivo.

O acesso à certificação digital é muito fácil, basta fazer a aquisição junto a uma Autoridade Certificadora Habilitada; na sequencia, comparecer a uma Autoridade de Registro para realizar a validação presencial e a entrega dos documentos devidos; e estando tudo em ordem, recebe no ato o certificado digital.

Qualquer dúvida, estaremos à inteira disposição para atendê-los.